Projeto Miniempresa

Compartilhe

Preparar os nossos alunos para o mundo do trabalho é uma das nossas missões. Mesmo os alunos do Ensino Médio Regular vivenciam oportunidades que os levam a ter mais domínio e propriedade para lidar com seu futuro profissional e todas as escolhas e vivências que esse futuro pode envolver.

Uma das ações que salientam esse propósito é o projeto “MINIEMPRESA EPSA”, um programa para os alunos do Ensino Médio da nossa escola, em parceria com a Junior Achievement, e que tem duração de quinze semanas.

O projeto proporciona aos estudantes a experiência prática em economia e negócios, por meio da organização e operação de uma empresa. Os alunos aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção de bens de consumo e/ou serviços.

A Supervisora Pedagógica, Deuza Freitas, conta mais sobre o projeto: “É um programa acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. São explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se torna um miniempresário. Na prática, os alunos constituem uma miniempresa, planejam e atuam em todas as suas áreas, produzem e vendem um produto, apuram os resultados da empresa e se envolvem também na parte financeira do negócio.

A participação no projeto é de livre escolha do aluno. O estudante que deseja participar da iniciativa se inscreve (no período indicado) junto à Supervisão Pedagógica e participa das atividades que envolvem o programa.

 

FEIRA DE MINIEMPRESAS

No dia 28 de julho, um grupo de alunos da Escola Profissionalizante Santo Agostinho participou da Feira de Miniempresas no Anchieta Garden Mall, em Belo Horizonte. A feira reuniu algumas dessas iniciativas empresariais de cinco instituições de educação de Belo Horizonte.

A miniempresa que representou a EPSA na feira foi a Mr. Doodle, uma empresa que trabalha com chaveiros totalmente personalizados e de alto valor criativo.

A circulação pelo stand da Mr. Doodle foi intensa e nossos estudantes tiveram um ótimo resultado de vendas de seus produtos. O resultado da feira ainda não foi divulgado, mas todos aguardam ansiosos e com ótimas expectativas.

 

DEPOIMENTO

Já na reta final do projeto, as alunas Lara e Marcela falaram juntas sobre a importância do projeto Miniempresa da Júnior Achievement:

“O projeto miniempresa realizado no ano de 2018 nos trouxe grandes aprendizados sobre administração, marketing, mercado consumidor, linha de produção e principalmente relações humanas. Nós, participantes, pudemos nos relacionar diretamente com todas as áreas da empresa, adquirindo uma enorme bagagem de conhecimentos, e, a partir desta oportunidade, pensar no futuro de maneira diferente. A miniempresa nos ensinou a pensar grande, querer o melhor e, principalmente, trabalhar muito e em equipe para que nossos objetivos fossem alcançados. A cada encontro crescia a vontade de superar o dia anterior tanto na produção quanto na união do grupo. Podemos dizer que mudou nossas vidas e pensamentos para o futuro, agora existindo a vontade de querer ter o próprio negócio e investir no mercado empreendedor. Todos as palestras, dinâmicas e ensinamentos que tivemos serão de extrema importância em nosso presente e em nosso futuro. Esperamos nunca parar. E agora que já conhecemos um pouco sobre o mercado empreendedor, queremos investir em nossa criatividade e alcançar um futuro brilhante!”