Voto: Direito ou Dever?

Compartilhe



 

Estado democrático de direito, república, eleições, cidadania, os termos citados compõem um arcabouço de considerável relevância para a construção e o desenvolvimento da política em nosso país.

O desconhecimento e a inércia do povo diante desses termos os torna uma ferramenta, nas mãos de representantes e gestores públicos desonestos e corruptos, nociva ao crescimento da nossa pátria mãe. A elucidação acerca desta temática se coloca fundamental para a criação de eleitores, mais que isso, cidadãos preparados para enfrentar as diversidades e oposições que podem surgir nesta seara.

Nesse ínterim, se fez pertinente a palestra do técnico judiciário do TRE-MG Henrique Drummond, integrante da escola judiciária do mesmo órgão. Seu discurso reitera o projeto desenvolvido por ele chamado "eleitor do futuro", no qual o objetivo passa pela formação consciente do eleitor no Brasil a partir do estudo de conceitos fundamentais do processo eleitoral brasileiro, tais como democracia, voto, participação popular, entre outros. Sua apresentação inaugura o projeto "voto: direito ou dever?" que está sendo promovido no ensino médio da EPSA.