1PapoDEPAS - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Compartilhe

1PapoDEPAS - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

No dia 21 de novembro, aconteceu na EPSA o projeto 1PapoDEPAS para trocar uma ideia sobre o dia da Consciência Negra. Com o tema Juventude Negra: Perspectivas e Desafios foram convidados para o debate Frei Eustáquio Gouvêa, vice-presidente da Sociedade Inteligência e Coração, mantenedora dos colégios e das obras sociais agostinianas, e o Fórum das Juventudes que foi criado em agosto de 2004 e é uma ampla articulação de entidades e movimentos de caráter não governamental, suprapartidário e não-confessional que desenvolve trabalhos de conscientização e arte com jovens. O debate foi intermediado pela Professora de História da EPSA Carla Fonseca.

Frei Eustáquio abriu a conversa dizendo da importância de se comemorar o dia da consciência negra e que o ideal seria que ele não existisse, mas que sua inserção no calendário brasileiro é uma forma de resgatar o papel dos negros em nossa sociedade e também um pedido de desculpas por todas as mazelas que durante décadas eles sofreram. Os convidados do Fórum das Juventudes trouxeram reflexões sobre o racismo que ainda permanece em nossa sociedade, a hipocrisia com que o mesmo é tratado no cotidiano e desmontou a ideia de meritocracia que muitos insistem em citar como uma forma de vitimizar a população negra que é excluída e vilipendiada na maioria do tempo. E para coroar a noite inseriram no debate poesia, RAP e cantos que mostram a força e a resiliência dos negros em superar os preconceitos e continuar a cada dia conquistando o seu espaço.

Foi um momento rico e nós do DEPAS da EPSA ficamos profundamente gratos por poder participar e partilhar desta reflexão.