Dúvidas Frequentes

Compartilhe


1. Todos os cursos são gratuitos mesmo?

Sim. Todos os nossos cursos são gratuitos. Nos orientamos pela Lei Federal 12.101/2009 que regulamenta a nossa atuação como entidade beneficiente de assistencia social. Na área da educação especificamente ofertamos bolsas de estudos aos candidatos que comprovam, por meio de uma avaliação socioeconômica, renda per capta familiar de 1 (um) salário mínimo e meio. Além da bolsa de estudos integral, o aluno recebe também gratuitamente o material didático, uniforme, lanche e equipamentos de proteção individual (EPI's) para frequentar os nossos laboratórios.


2. O que é renda bruta per capita familiar?

Renda bruta per capita familiar é a soma de todos os salários das pessoas que moram na mesma casa do candidato, dividida pelo número de pessoas dessa casa.

 Exemplo.: numa família  de  5 (cinco) pessoas onde só duas pessoas trabalham (pai: R$ 1.650,00, mãe: R$ 937,00, 1 filho: desempregado, 1 filha: desempregada e um tio: desempregado).

Para fazer o cálculo devo somar todos os salários brutos dos que trabalham e dividir pelo número de pessoas que moram na casa (5):

1.650,00 + 937,00 = 2.587,00 ÷ 5 = 517,40

* A renda bruta per capita desta família é 517,40 (quinhentos e dezessete reais e quarenta centavos).

 

3. Como faço para saber se tenho renda per capita familiar para estudar na SIC-EPSA?

A renda per capita familiar mensal máxima permitida para estudar na SIC-EPSA é de um salário mínimo e meio, ou seja, se em 2018 o salário mínimo corresponde a 954,00 reais, a renda per capita familiar máxima é de 1.431,00 reais. A renda máxima de uma família de 5 pessoas será de: 5 x 1.431,00 = 7.155,00

 

 4. Posso fazer dois cursos ao mesmo tempo?

Sim. Desde que seja um curso de educação básica (EJA ou Ensino Médio) e o outro  de Qualificação Profissional ou Técnico. Para isso o aluno precisa ter disponibilidade em dois turnos para frequentar as aulas e deverá fazer o processo de seleção para ambos os cursos pretendidos.

 

 5. Por que são pedidos tantos documentos no ato das inscrições?

Os documentos exigidos são para comprovar se o canditado tem perfil socioeconômico e escolaridade mínima necessária para frequentar os cursos.

 

 6. O que é uma análise socioeconômica?

É uma avaliação feita por um profissional do serviço social para constatar se o candidato a uma vaga (bolsa integral de estudos) está em situação de vulnerabilidade social e financeira conforme prevê a Lei Federal de Filantropia (12.101/2009). A análise é feita com base na documentação entregue, eventualmente poderá ser feita através de uma entrevista e até mesmo através de uma visita ao domicílio do candidato.

 

 7. Quais os benefícios que a SIC-EPSA oferece aos alunos?

Junto da bolsa de estudos, inteiramente gratuita, o aluno também recebe todo material didático, unifome, equipamento de proteção individual (EPIs) e lanche durante todo o curso.

 

 8. A SIC-EPSA oferece vale transporte?

Não.

 

 9. Os alunos são encaminhados para vagas de estágios e de emprego?

Sim. A SIC-EPSA conta com uma coordenação de estágios que visita constantemente mais de 150 empresas parceiras para captar vagas e indicar candidatos com perfil adequado à demanda do mercado.

 

 10. Qual a diferença de um Curso Técnico para um curso de Qualificação Profissional?

Os Cursos Técnicos são reconhecidos pelo MEC através da SEE-MG, têm duração mínima de 18 meses e conferem grau aos formandos. Nessa modalidade o candidato precisa estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

Os cursos de Qualificação Profissional são de curta duração, são certificados pela própria escola e podem ter duração entre 2, 6 ou 12 meses, dependendo da área. A escolaridade mínima exigida nessa modalidade é o ensino fundamental.

Saba mais aqui: https://www.youtube.com/watch?v=f8tg4iv5jpU

 

11. Sou ex-aluno da SIC-EPSA e quero fazer minha inscrição para um novo curso, preciso apresentar a documentação novamente?

Sim. São aceitos comprovantes (de renda e de endereço) somente dos últimos três meses.

 

12. Quantos processos seletivos a SIC-EPSA promove no ano?

Dois. Um em maio (para o segundo semestre letivo do ano) e o outro em outubro (para o primeiro semestre letivo do ano).

 

13. Todos os cursos são gratuitos, incluindo o material didático, ou depois de matriculado tenho que pagar alguma taxa?

O aluno depois de matriculado não paga nenhuma taxa, tudo é absolutamente gratuito.

 

14. Minha renda é superior ao máximo exigido e por essa razão tive meu processo indeferido. Mesmo assim, posso pagar para fazer o curso?

Não. Todos os nossos alunos são bolsistas, não temos alunos pagantes nessa Unidade.

 

15. Duas pessoas da mesma família podem concorrer a uma bolsa gratuita?

Sim. Não há limite máximo de pessoas por família desde que atendam os requisitos de renda (questão 2) e escolaridade.

 

16. Tenho alguma vantagem no processo seletivo sendo aluno ou ex-aluno da instituição?

Não.

 

17. Qual o horário de funcionamento da SIC-EPSA?

A escola funciona nos três turnos, das 07:00 às 22:00 horas.

 

18. Não sabia que as vagas eram limitadas, perdi a data das inscrições. Posso deixar meu nome em uma lista de espera?

Não. Você deverá aguardar o resultado do processo de seleção, caso hajam vagas remanescentes será aberto um novo processo de seleção, fique sempre atento ao site e à secretaria da escola.

 

19. De onde vêm os recursos para manter a Escola?

A SIC-EPSA é mantida com recursos oriundos dos colégios particulares agostinianos (Santo Agostinho de Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima).

 

20. A Escola recebe verbas de algum órgão público?

Não. Todos os recursos são próprios.

 

21. A Escola pode receber doações ou fazer parcerias?

Sim. Maiores informações com a direção da Escola.

 

 

Ainda tem dúvidas? Clique aqui e envie a sua pergunta.