ESPAÇO DO PROFESSOR

Compartilhe

 

 

 

Dimensões de um Educador Agostinano: 'Um desafio permanente'.

 

 Dimensão Pessoal

Está em constante busca de si mesmo, dos outros e de Deus. Fundamenta a sua vida nas verdades evangélicas, traduzidas na vivencia de valores humanos, tais como solidariedade, transparência, diálogo, compreensão, entre outros. Caminha, num crescimento contínuo, em busca do desenvolvimento e do aperfeiçoamento de suas capacidades e competências. Busca sempre a sua renovação pessoal e profissional.

 

Dimensão Comunitária

Procura viver e criar, na escola um clima de amizade, solidariedade e justiça. Assume, concretamente, a posição de pertencer a uma escola católica e compromete-se a ser semente da filosofia agostiniana no ambiente em que vive e trabalha. Busca a harmonia e a unidade na diversidade dos dons e serviços. Sabe conviver e administrar os conflitos, percebendo neles uma ocasião de crescimento e diálogo.

 

Dimensão Sócio-Transformadora

É consciente de ser um agente transformador para a construção de uma sociedade mais humana, justa e solidária. Assume, como causa própria, todos os momentos da escola, suscitando a participação e questionamento, promovendo a abertura e o diálogo em vista do bem comum. Desenvolve o senso crítico, sem se omitir, comprometendo-se com a realidade, seus problemas e desafios. Posiciona-se sempre na busca da verdade, a partir dos valores evangélicos.

 

Dimensão Pedagógica

Fundamenta a sua ação pedagógica na filosofia agostiniana. Tem claros os valores evangélico-agostinianos na formação do aluno como pessoa integral e integrada. Busca, sem sua prática pedagógica, a integração da consciência de si mesmo, respeitando a individualidade e o ritmo de cada educando. Procura atualizar-se num processo de formação permanente, tendo como meta a autorrealização. Propicia aos alunos condições de serem agentes transformadores. Trabalha com o educando num clima de partilha e comunhão, valorizando a metodologia de ver-julgar-agir-celebrar-avaliar.